20.1.07

Açúcar Mascavo

Maria Luzia Villela

Era bem cedo. Nica tinha ainda remelas nos olhos, sequer fora escovar os dentes. A prosaria que ouviu arrancou-a da cama. Cheia de curiosidade chegou à porta com os olhinhos vivos, debaixo de sobrancelhas bem curvas que até pareciam pontos de interrogação deitados na testa.

Viu chegar uma estranha saca cheia de estranha substância. Eram pobres e pela expressão alegre da mãe pôde perceber que era algo muito bom. A saca foi posta no quartinho de despejo: um puxado de madeira arrimado na parede da pequena casa.

Esperou os homens partirem debaixo de muitas expressões de gratidão da mãe para poder indagar:

- Qu’isso, mãe?

- É açúcar preto, filha! Assim a gente fala na roça, aqui na cidade é chamado açúcar mascavo Prova um pouquinho.

Provou, mas não gostou muito, era doce, mas de gosto esquisito para quem só experimentara açúcar branco. A fisionomia da menina, torcendo o nariz fez a mãe rir e dizer:

- Peraí , menina, que você vai ver quanta coisa boa a mãe vai fazer com esse açúcar!

E foi assim que depois do almoço a mãe lhe apresentou o “puxa-puxa”. E, apertando mais o ponto do melado, os pirulitos. A mãe prometeu bater melado com farinha à noite. A menina mal podia esperar que anoitecesse. Devia ser muito bom.

A toda hora Nica ia ver a saca que porejava uma substância viscosa: o açúcar sensível ao calorão da tarde.As abelhas haviam descoberto o filão e enxameavam ao redor da saca, pousavam, metiam a trombinha e levantavam vôo.Fascinada acompanhava as abelhas com os olhos. Devagarinho estendeu a mão sobre a saca de açúcar, deixando-a imóvel. Um convite para que as abelhas pousassem e repousassem.

- Mãe, vem ver quanta abelha! Elas passam pelos vãos das tábuas!

- Deixe, filha, o açúcar dá para nós e para elas. Tome cuidado, que a picada de abelha dói.

- Elas são mansinhas. Não picam não! Mãe, vem ver. Tem uma que é tão mansinha que é minha amiga.. Olhe, mãe, ela senta na minha mão! Vou alisar a costinha dela. Ai, mãe, ai ai! sopra, mãe! Sopra...

Mini-Conto

Nenhum comentário: