20.1.07

O Romantismo das Crendices

Maria Luzia Villela

Crendices populares revestem-se de encanto e romance..
Nasceu-te uma criança? A primeira unha que cortares coloca no tinteiro de uma pessoa culta e ela será escritora!

Nasceu menina? Enterra seu cordão umbilical sob uma roseira e ela será linda! Foi menino ? Enterra o “umbigo” sob uma árvore alta, e grossa e ele será alto e forte. Se tu és um cantor frustrado e sonhas com as glórias do palco para teu filho, procura uma porteira, destas que “cantam”, e sob ela planta o umbigo. O rebento será cantor.

Tudo lindo. Os pais “podendo” mexer no destino dos filhos, “dando” a eles o que pensam ser o melhor. Assim só teríamos: moças belas, rapazes cantadores (não nesse sentido ...), robustos e altos . E, todos bem voltados para as letras.

Mas vem o devastador progresso, destruindo o romantismo das crendices.

Onde estão os tinteiros nos quais, molham as penas os intelectuais? Como enfiar unhas, nas cargas já preparadas das canetas atuais? E que são descartáveis! Veja lá, unhas do bebê nos lixões! Nunca!

E na cidade grande onde achar porteira rangedeira? Jardim com roseiras? Tão raros! Dá para achar vasos com rosas miúdas... mas só bonitinha / vai ser a mocinha!

Árvores grandes? Há nos bosques municipais... Trabalhoso, mas pelo filho qualquer sacrifício vale, mas o que adianta se o ar poluído, pelo forte trânsito, gera esta bronquite no bebê?

E os cordões umbilicais, pelo jeito, têm novo destino. Estão a ganhar perenização nos bancos de congelamento. “Criada em setembro de 2001, a rede de bancos públicos de sangue de cordões umbilicais e placentários (BrasilCord) possui hoje dois bancos em funcionamento, o do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Rio de Janeiro, e o do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Este segundo coordena a implantação dos bancos no Estado de São Paulo que aguardam algumas liberações federais para coletar o material: o do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto - ligado à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)... Atualmente o Inca possui 1.200 cordões armazenados. O banco do Albert Einstein contém 1.100.” (Internet) . A meta imediata é chegar aos 20.000.

Se crendice valesse, friorentos - encapotados em pleno verão - deveriam ser os jovens cujos cordões foram congelados! Mamãe pôs minha unha no tinteiro de meu tio Francisco, médico, e eu não me tornei médica.

Crendice não nos vale . Só Deus.


(Crônica publicada na Folha da Região, Araçatuba-SP, 17/1/2007)

Nenhum comentário: